sábado, 17 de novembro de 2012

Cresce o número de assaltos em Ariquemes, RO, diz Polícia Militar


Elzira conta sobre os momentos de tensão que viveu em casa (Foto: Eliete Marques/G1)

Mais de 560 casos de roubo foram registrados em 2012 contra 527 em 2011.
Na quinta-feira, mais uma família foi vítima de violência dentro de casa.


A fotógrafa Elzira Logasse Ferraz, de 50 anos, relata os momentos de medo que viveu na quinta-feira (15) em Ariquemes (RO), quando a casa da família foi invadida por três homens armados. Elzira estava com os dois filhos e a funcionária da casa no momento do assalto. Os criminosos levaram eletrodomésticos, eletroeletrônicos, joias e o carro da família. O caso de Elzira entra para as estatísticas de roubo na cidade, que teve aumento de 7% neste ano, segundo dados da Polícia Militar (PM). De janeiro a 12 de novembro de 2011, a PM registrou 527 casos de roubos. No mesmo período em 2012, foram registrados 565.
Elzira conta que estava na lavanderia da casa, que fica nos fundos da residência, quando percebeu a presença dos homens. “Eles abriram o portão e foram entrando. Vi um homem com o rosto coberto e armado e fiquei nervosa”, lembra.
A fotógrafa afirma que os homens pediram para ela e seus filhos, Rhelki Darlan Logasse Ferraz, de 15 anos e Relli Danubia Logasse Ferraz, de 26 anos, e a funcionária que fazia a limpeza da casa, para ficarem em um quarto da casa. “Eles pediram para nós sentarmos no chão, num canto do quarto. Enquanto isso, eles cobravam dinheiro, joias e reviravam a casa. Eles ameçaram, dizendo para ela [Relli] que se olhasse mais uma vez para ele, iria dar um tiro na minha cabeça”, ressalta.
Os criminosos fugiram com os objetos e o veículo da família. A PM foi acionada e localizou o carro cerca de meia hora depois, mas sem os objetos roubados.
O comandante do 7ª Batalhão da Policia Militar, Ênedy de Araújo, afirma que este ano foram registrados 123 casos de roubos a residências e 147 a estabelecimentos comerciais.
Veículo da família que foi recuperado (Foto: Eliete Marques/G1)Veículo da família que foi recuperado
(Foto: Diego Rodrigo/G1)
Araújo avalia que a maioria dos crimes são cometidos por albergados. “Nós percebemos que os roubos estão acontecendo de dia, entre às 9h e às 12h, horário que os albergados estão na rua”, destaca.
Além disso, o comandante afirma que os crimes de roubo estão financiando o tráfico de drogas na cidade. “Os criminosos vendem ou trocam os produtos roubados nas bocas de fumo e isso se torna um negocio ilegal e criminoso”, salienta.
Para tentar diminuir ou evitar os casos, o comandante diz que o policiamento está sendo maior em bairros onde acontece o maior número de roubos. “Aumentamos a patrulhamento nos bairros que tem maior incidência e estamos trabalhamos na apreensão de armas e veículos, que são usados para cometer este tipo de crime”, finaliza Araújo
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário